domingo, 21 de fevereiro de 2016



A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA

A Estatística está presente em todos os campos: mercado econômico, controles da poluição, estudos sobre efeitos medicamentosos, estudos sobre analfabetismo, escolarização e etc. Infelizmente, o primeiro contato que a maioria dos estudantes universitários têm com essa área é numa cadeira de conceitos estatísticos básicos, o que é insuficiente para que os mesmos adquiram autonomia na utilização dos instrumentos e técnicas de medidas estatísticas. Neste contexto, espera-se passar um pouco da história dos números e medidas e inclusive um pouco da história da própria Estatística, termo criado em 1740 pelo alemão Gottfried Achenwall, e que se comparado com a história da matemática e de outras ciências, pode se dizer que a área da Estatística é bem recente e carece de apontamentos, estudos e materiais que ajudem no surgimento de pessoas que possam vê-la como uma Ciência e não somente como um ramo da Matemática, visão atual da maioria dos estudantes de todos os níveis. Acredita-se que os materiais abixo despertará interesses investigativos dos leitores, e dessa forma contribuirá para o engajamento dos mesmos no universo das técnicas e instrumentos de medidas com elementos estatísticos.
Abaixo segue um link do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a História da Estatística no Brasil: 

História da Estatística no Brasil


E aqui está um excelente vídeo com um pouco mais da História da Estatística no mundo. Documentário em Inglês com opção de legenda em Português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.