A história da criação do
Desvio Padrão
 O termo Desvio Padrão
foi criado por Karl Pearson (1857 – 1936), Matemático britânico,
 reconhecido como o pai da Estatística Aplicada e um dos maiores
defensores da introdução  da estatística, no nível secundário (atual ensino médio). Em 1896 foi eleito membro da  Royal Society of
London. Fundou o departamento de estatística aplicada da
Universidade de   Londres, e este foi o primeiro departamento dos
Estatísticos em Universidades no mundo.
 Era seguidor e amigo de Francis
Galton (1822 – 1911), notório pesquisador de Eugenia.  Com a a
morte de Galton, Karl Pearson foi o primeiro professor a lecionar as
aulas de  Eugenia de Galton,  e levou essa atividade até 1933.
 Dedicou-se ao desenvolvimento de
métodos matemáticos que explicassem a hereditariedade  e a evolução
humana. Este interesse fez Pearson impulsionar a Estatística, tendo
criado o  “método dos momentos” e o sistema de “curvas de
frequência” utilizado ostensivamente  para a descrição de
fenômenos naturais. 
 Criou o teste do “qui-quadrado
(x2)” em 1900,  e este teste constitui a base da
Estatística  para pequenas amostras populacionais, servindo para
medir a confiança de resultados  estatísticos, testar hipóteses e
etc. Finalmente, em 1893, criou o termo Desvio Padrão
para  identificar os procedimentos utilizados com os dados extraídos
do Cálculo da Variância. O  Desvio Padrão é a resultante da raiz
quadrada da Variância.
 É
interessante observar e destacar que no processo de criação do
termo Desvio Padrão,  Pearson estava trabalhando com o que mais
gostava e necessitava. Foi criando métodos  matemáticos que este
grande Cientista impulsionou a Estatística,  tendo sido pioneiro na
 inserção da mesma nos estudos escolares,  inclusive no Ensino
Superior. É fácil de observar  as relações entre o Surgimento e
popularização do número de ouro (PHI) e das  Razões  Áureas,
bem como todos processos de criação dos sistemas numéricos e de
medidas.   Existem histórias valiosas e de muita superação, mas
acima de tudo, é notório os esforços  empreendidos em busca de uma
resposta. É possível que as dificuldades dos aprendizes de
 Estatística e Matemática,  estejam
no desconhecimento das aplicabilidades e de quantas  etapas tiveram
que ser vencidas até chegarmos nas fórmulas que ficam mais
prazerosas de se  aplicar quando se conhece a sua fundamentação.
Como toda postagem tem um vídeo indicado, abaixo um ótimo material com a apresentação e disponibilização do APP ESTATÍSTICA do GTED (Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). É um aplicativo Android postado no Google Play gratuitamente, com a possibilidade de alternar entre Portugues/BR e English/UK. 
O APP é completo para Estatística básica e avançada.  Assista o vídeo abaixo no Youtube e tenha acesso ao link de download.