A história da criação do
Desvio Padrão
O termo Desvio Padrão
foi criado por Karl Pearson (1857 – 1936), Matemático britânico,
reconhecido como o pai da Estatística Aplicada e um dos maiores
defensores da introdução da estatística, no nível secundário (atual ensino médio). Em 1896 foi eleito membro da Royal Society of
London. Fundou o departamento de estatística aplicada da
Universidade de Londres, e este foi o primeiro departamento dos
Estatísticos em Universidades no mundo.
Era seguidor e amigo de Francis
Galton (1822 – 1911), notório pesquisador de Eugenia. Com a a
morte de Galton, Karl Pearson foi o primeiro professor a lecionar as
aulas de Eugenia de Galton, e levou essa atividade até 1933.
Dedicou-se ao desenvolvimento de
métodos matemáticos que explicassem a hereditariedade e a evolução
humana. Este interesse fez Pearson impulsionar a Estatística, tendo
criado o “método dos momentos” e o sistema de “curvas de
frequência” utilizado ostensivamente para a descrição de
fenômenos naturais.
Criou o teste do “qui-quadrado
(x2)” em 1900, e este teste constitui a base da
Estatística para pequenas amostras populacionais, servindo para
medir a confiança de resultados estatísticos, testar hipóteses e
etc. Finalmente, em 1893, criou o termo Desvio Padrão
para identificar os procedimentos utilizados com os dados extraídos
do Cálculo da Variância. O Desvio Padrão é a resultante da raiz
quadrada da Variância.
É
interessante observar e destacar que no processo de criação do
termo Desvio Padrão, Pearson estava trabalhando com o que mais
gostava e necessitava. Foi criando métodos matemáticos que este
grande Cientista impulsionou a Estatística, tendo sido pioneiro na
inserção da mesma nos estudos escolares, inclusive no Ensino
Superior. É fácil de observar as relações entre o Surgimento e
popularização do número de ouro (PHI) e das Razões Áureas,
bem como todos processos de criação dos sistemas numéricos e de
medidas. Existem histórias valiosas e de muita superação, mas
acima de tudo, é notório os esforços empreendidos em busca de uma
resposta. É possível que as dificuldades dos aprendizes de
Estatística e Matemática, estejam
no desconhecimento das aplicabilidades e de quantas etapas tiveram
que ser vencidas até chegarmos nas fórmulas que ficam mais
prazerosas de se aplicar quando se conhece a sua fundamentação.
Como toda postagem tem um vídeo indicado, abaixo um ótimo material com a apresentação e disponibilização do APP ESTATÍSTICA do GTED (Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). É um aplicativo Android postado no Google Play gratuitamente, com a possibilidade de alternar entre Portugues/BR e English/UK.
O APP é completo para Estatística básica e avançada. Assista o vídeo abaixo no Youtube e tenha acesso ao link de download.
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